segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

ELY ROSA MACHADO UM GRANDE FOLIÃO BENFIQUENSE!


Sr. Manoel Padeiro, filho de Américo Rosa Machado veio de Santos Dumont para Juiz de Fora no final da década de 30. No bairro São Mateus, Sr. Manoel começou sua lida vendendo pães na companhia de um velha bicicleta. Nesta época conheceu a Maria Dias, com que se casou, juntos montaram uma pequena mercearia também em São Mateus.
Em 1940 Sr. Manoel adquiriu um terreno e fez prosperar a Padaria Progresso, imóvel de número 46 da Rua Martins Barbosa em Benfica.
Com muito trabalho, o forno a lenha do Sr. Manoel assou o pão de cada dia de inúmeras comunidades rurais da região.
Sr. Manoel organizava em Benfica grandes batalhas de confete! Festa que trazia ao bairro foliões de todos os cantos da cidade. 
A partir da década de 70 o carnaval da cidade foi ganhando novos contornos e modalidades. As escolas de samba ganhavam nova musculatura e ao final da década o carnaval de Juiz de Fora, no quesito desfile de escolas de samba, chegou a ser equiparado ao dos melhores do país.
Filho de Benfica e do padeiro e folião, Sr. Manoel, Ely Rosa Machado, era um cara irreverente, boa praça e querido em todas as rodas de samba da cidade. Muito novo caiu na estrada, representante comercial trabalhou na Souza Cruz, Remington, etc. Na metade da década de 70, Ely Rosa topou com Mamão, o lendário músico e compositor de samba mineiro, este preparava entre outros enredos o do Partido Alto, que aquele ano trouxe para a avenida CHICA DA SILVA, Armando Aguiar (Mamão) estava a procura de um cara pra interpretar o CONTADOR! Ely desfilou pelo Partido Alto e fez um grande sucesso na avenida, de terno, maleta, bermuda/sapato social e a alegria que lhe era peculiar. Ely Rosa Machado se apaixonou pelo Partido Alto, foi eleito presidente da escola, quando a consagrou campeã do histórico carnaval de 1980 e se tornou um dos grandes carnavalescos da cidade.
Ely faleceu em 2003, deixando grande contribuição ao carnaval de Juiz de Fora, seja como ator, organizador ou dirigente e militante da Liga, também sempre contribuiu com sua segunda Escola do coração, o Rivais da Primavera. 
No governo Bejani, Ely trouxe para Benfica o desfile de carnaval da cidade, foi um sucesso.
Seu ultimo desfile foi em 2003 pelo seu amado Partido Alto.
Em 2004, seu filho o poeta Ely Manoel Machado, foi convidado por Mamão para prefaciar o encarte do disco PEDACINHOS DE MAMÃO!





Ely Rosa, Mamão e Tião Franco
 
Ely Rosa Machado, presidente do Partido Alto, campeão do Carnaval de 1980 e o  Prefeito Melo Reis.

Ely Manoel e Armando Aguiar (Mamão)